sexta-feira, 16 de março de 2012

Considerações Finais

E, para finalizar...

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS



O mundo contemporâneo remete a certa conturbação, stress, correria, individualismo e frieza. Em contraponto utiliza-se visualmente um elemento decorativo geométrico no intuito de amenizar esses impactos, uma vez que, linhas e superfícies curvas sugerem circulação, flexibilidade, fluidez, ondulação.

A cultura islâmica valoriza a arquitetura, as artes aplicadas e possui uma tendência para a geometria. O gosto pela exuberância é perceptível na variedade de materiais, na ornamentação e na policromia. O arabesco surgiu e foi disseminado por esta cultura. Elemento de forma geométrica, sinuosa e entrelaçada que dá um sentido de infinito. O arabesco foi empregado em azulejos e disseminado a outras culturas, como a européia, por exemplo.

Apesar de não terem sido os portugueses que inventaram o azulejo eles souberam utilizá-lo muito bem. Aprimoraram este revestimento muito útil à decoração de ambientes. Devido à colonização portuguesa, o Brasil soube também aproveitar a inserção deste elemento incrementando até mesmo a fachada das residências.

Mas, um brasileiro que soube aproveitar o emprego do azulejo foi Athos Bulcão. Artista plástico que por um convite de Oscar Niemeyer fez uma cidade de Brasília mais alegre e porque não divertida. O que mais chama a atenção é a despreocupação em que ele tem ao colocar o azulejo projetado para que o operário os aplique na parede ou painel de forma aleatória não se preocupando se a matriz criada será obedecida. Com isso, possibilita a criação de novas formas.

Referindo-se à forma, Beatriz Milhazes faz uma sobreposição delas além, de acrescentar muitas cores. Um ícone em destaque nas suas obras são os arabescos que se proliferam.  O trabalho da artista possui movimento, sinuosidade, e pode causar até certa euforia no espectador. Parece ser impossível olhar uma vez só.

Ao fundamentar a proposta de trabalho em artistas mencionados no decorrer do trabalho, percebem-se semelhanças temáticas, técnicas e ainda iconográficas incentivando a buscar novas possibilidades.

E como nova possibilidade a alteração do suporte, de tela para azulejo, foi um desafio e ao mesmo tempo foi constatado que é possível migrar sem perder a essência e as características próprias.

O processo criativo trouxe bastante contentamento, sobretudo com relação às matrizes realizados até se chegar a proposta final. E ainda, na possibilidade que ele traz ao fazer o espectador experimentar. O espectador deste estudo é o operário do trabalho de Athos Bulcão se é possível fazer algum comparativo. Ou seja, não existe um formato correto, contudo, existirá o formato do experimentador. Mas, há um diálogo entre a obra e o espectador lembrando Helio Oiticica com os seus parangolés.

A sociedade muda, está em constante transformação e a maneira de ver o azulejo e os arabescos também, demonstrando uma gama de possibilidades que poderão ser desenvolvidas a partir deste estudo. A Contemporaneidade possibilita experimentar.


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