quinta-feira, 8 de março de 2012

A Utilização da Arte Milenar dos Arabescos no início do Século XXI

Aproveitando que estamos falando de Arabescos. Quero compartilhar com vocês o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que desenvolvi ao final da pós graduação em Artes Visuais.


INTRODUÇÃO

Observa-se no mundo contemporâneo, uma constante utilização do arabesco como elemento decorativo em materiais de divulgação de empresas, em objetos, sacolas, adesivos, guardanapos, entre outros, com a finalidade de trazer um retorno à natureza, a delicadeza, sobressaindo o feminino e a sinuosidade das curvas que contrapõem à frieza vertical e horizontal desta época.

Conforme estudado no decorrer do curso, a sinuosidade remete a uma leveza, fluidez, a ondulação, movimento.

Arabescos são formas sinuosas e delicadas que atraem o olhar. Desde 2008 aproximadamente a autora utiliza este ícone em suas telas e o mesmo tem se proliferado tomando formas diferenciadas. Neste momento, há a necessidade em aprofundar o assunto buscando um referencial.

O presente trabalho refere-se à utilização da arte milenar dos arabescos no início do século XXI. E, como proposta de atividade prática será a pintura de arabescos em azulejo a fim de alterar o suporte da tela tradicional utilizado até então que é a pintura sobre tela.

Esta pesquisa tem como proposta explorar o arabesco desde sua origem como elemento decorativo até os dias atuais servindo de suporte teórico para a criação de um painel de azulejos.

Para tanto, será necessário, realizar um breve histórico sobre a arte milenar dos arabescos do século XIV até os dias atuais. Identificar a origem dos azulejos portugueses e a sua influência nos azulejos brasileiros. Pesquisar o trabalho desenvolvido por Athos Bulcão. E ainda, realizar um mural de arabescos em azulejo tendo como referência a artista Beatriz Milhazes.

Para execução deste projeto, foram realizadas pesquisas bibliográficas de caráter investigativo com o objetivo de coletar históricos tanto dos arabescos quanto dos azulejos.

As informações para embasamento teórico foram coletadas basicamente através da internet, acessando temas correlatos. Houve certa dificuldade em adquirir o referencial bibliográfico, porém, o principal embasamento que se refere à História da Azulejaria e sobre a arte de Beatriz Milhazes foi obtido por meio de livros que a autora já possuia.

O trabalho será desenvolvido em cinco capítulos. O primeiro se refere à origem dos arabescos e a sua aplicação na arte islâmica bem como na sua perpetuação até os dias atuais.

Desenhos de padronagens geométricas, os arabescos eram aplicados em azulejos tanto na arquitetura religiosa, na arquitetura civil bem como na decoração de objetos formando verdadeiras obras de arte.

A grande influência para a propagação destes elementos foi decorrência do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, que proibia a utilização de imagens humanas e de animais.

No capítulo seguinte, um breve histórico dos azulejos será apresentado destacando a diversidade de técnicas e padronizações aplicadas até os dias atuais. Os portugueses tiveram grande influência, pois, souberam adequar as técnicas de acordo com as necessidades que surgiam. E, em virtude, da coroa portuguesa ser transferida para o Brasil, este objeto foi trazido para cá e utilizado de maneira diferenciada influenciando a moda das casas.

O terceiro capítulo apresenta um brasileiro, desconhecido por muitos, que soube tão bem desenvolver o seu trabalho sob os azulejos, que foi Athos Bulcão. Por convite de Oscar Niemeyer trouxe cor e “brincou” com as formas geométricas em diversos prédios públicos e monumentos de Brasília. Partindo do despropósito com que eram aplicados os azulejos, sem pensar na sua forma original, mas nem por isso deixando de atrair a atenção.

Por outro lado, temos os arabescos e formas orgânicas utilizadas nas pinturas e colagens de Beatriz Milhazes que serão abordados no quarto capítulo. A artista faz parte de uma geração em busca de novas técnicas e possibilidades. Desenvolveu uma técnica de colagem que é característica do seu trabalho assim, como a sobreposição de ícones e cores.

O trabalho finaliza com a realização de uma atividade prática. Da pintura para o azulejo, a autora modifica o suporte de suas obras corriqueiramente utilizado. Alia arabescos, cores e azulejos fazendo referências aos artistas estudados anteriormente – Athos Bulcão e Beatriz Milhazes. E, apresenta uma arte que dependerá do “experimentador” interpretar à sua maneira.

Amanhã postarei o capítulo "Arte Islâmica"...

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